Páginas

domingo, 26 de maio de 2013

Grandes esperanças

Olá gente! Passei muito tempo sem postar por problemas pessoais, mas estou de volta e prometo que vou postar pelo menos uma resenha por semana.
O livro que vou falar essa semana é Grandes esperanças do Charles Dickens, lembrando que eu nunca havia lido nada dele e simplesmente me apaixonei pela forma como é narrada a estória e como os fatos se desenrolam ao longo da narrativa.
Grandes esperanças trata-se da redenção moral do personagem principal.
Pip,é um órfão criado rigidamente por sua irmã, mas que encontra amor e afeto em Joe, marido da mesma. Criado em um lar humilde, ele recebe uma fortuna inesperada que o faz rejeitar a família e os amigos por sentir vergonha de sua origem.
No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou “com a mão de ferro”, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Pip imediatamente tem uma queda pela garota, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta e o conduzirá à imoralidade.
A vida de Pip sofre uma reviravolta ainda maior quando, já se preparando para o ofício de ferreiro, recebe a visita de um advogado, que anuncia que o jovem é herdeiro de uma fortuna. Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar a sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos.
Livro que me prendeu do início ao fim, com personagens fantásticos e muito bem construídos. Pude me identificar principalmente com o protagonista por me deparar com dúvidas e conflitos éticos e morais que o personagem se vê ao longo de toda a narrativa. O mais interessante da escrita de Dickens seria exatamente deixar o leitor tirar suas próprias conclusões sobre as decisões de Pip.Ele seria apenas um jovem deslumbrado buscando ascensão social ou apenas uma pessoa sem caráter que faz de tudo pra conseguir o que quer sem se importar com os sentimentos das pessoas que gostam dele de verdade?


Essa é a minha versão do li

2 comentários:

  1. Muito bom Brunna, você é uma pessoa muito inteligente, tem boa capacidade de escrever, acredito no seu potencial e te vejo como uma grande escritora

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha, querida!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir